Sua Piscina é Segura para seus convidados?
- Diego Cim
- 25 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
TER CERTEZA QUE A SUA PISCINA É SEGURA, INCLUINDO O AMBIENTE AO REDOR DELA É ESSENCIAL. Mesmo que ela seja utilizada por crianças ou adultos, segurança deve ser uma prioridade!
Algumas dicas de segurança podem ajudar, porém é primordial que se pense na segurança antes de utiliza-la, ou antes de abrir o portão da sua casa para visitas. Isso porque mesmo que você tenha crianças, o maior perigo que sua piscina apresenta não é para as crianças que vivem na casa, pois estas com certeza terão a melhor orientação da parte dos pais. O problema são as crianças amigas de seus filhos, que nem sempre tiveram as mesmas orientações que teus filhos tiveram.

Então levantamos alguns pontos para você prestar atenção e não esquecer de nada antes de convidar amigos para frequentar a sua piscina.
PRIMEIRO - Manter sua piscina coberta ou não - Capas e Grades Infelizmente não há maneiras baratas e ao mesmo tempo práticas de manter sua piscina coberta. As tradicionais capas de proteção são ainda a maneira mais barata e convencional de se cobrir a piscina com segurança. Porém são ruins de se manusear, e nós da Aqualine preferimos vende-las somente quando há real necessidade de proteção. Sim as capas de proteção protegem bem sua piscina contra queda de sujeira, mas as capas termicas Flutuantes fazem praticamente o mesmo trabalho e são infinitamente mais fáceis de operar, protegem contra perda de temperatura e de quebra ainda custam em media uns 20% a menos que as capas de proteção. Você também pode optar por não cobri-la para não estragar o lindo trabalho de arquitetura que ela representa, então a solução seria colocar grades ao redor. Algumas marcas de acessórios como a Sodramar por exemplo fornecem grades já prontas, mas nada impede que você faça a sua própria grade.
SEGUNDO - Deixar a Bomba e Filtro Ligados ou não - Ralos e tampas Anti-Turbilhão
Melhor sim, deixar a bomba do filtro ligada enquanto se utiliza a piscina é a maneira mais econômica de manter sua água limpa. Sim, acredite, a bomba da sua piscina não gasta tanta energia elétrica quanto você imagina, inclusive você economizará produtos químicos. Já comentamos sobre isto em um outro Tema do Blog, em Vacina contra a Dengue em 2016. Porém há que se atentar para alguns fatos: Se sua piscina tem uma construção tradicional e utiliza filtro de areia, provavelmente a bomba fará sucção por no mínimo dois pontos diferentes, os ralos de fundo e a aspiração. Então o procedimento de segurança seria deixar somente o ralo de fundo sugando e o registro da aspiração fechado, isto para evitar que a aspiração sugue a pele na altura do rim. Se sua piscina tem também coadeira ou skimmer, deixe o skimmer sempre funcionando em conjunto com os ralos de fundo e feche a aspiração. Note que sempre há necessidade de se deixar no mínimo dois pontos de aspiração ou sucção de cada bomba. Se sua piscina tem uma bomba para filtrar e outra para o aquecedor, deverão existir no mínimo dois ralos de fundo ou sucção para cada uma, e assim por diante. Isto já está previsto nas normas da ABNT. O problema é que muitos construtores de piscinas não respeitam as normas, e é muito comum observar piscinas com apenas um ralo de fundo para cada bomba. O perigo disto é que se por acaso uma pessoa mergulhar com a barriga próxima ao ralo de fundo e a aspiração estiver fechada a bomba não terá da onde puxar água, e prenderá a pessoa. Isso acontece também com cabelos. Então se sua piscina é construída desta forma, consulte nossa categoria de Ralos e Tampas Anti-Turbilhão, e lá você encontrará a Tampa FSB da Sodramar, que é uma excelente opção para minimizar os riscos.
Comments